1.1 Na passagem da década de 80 para a de 90, com o final da oposição entre o socialismo e o capitalismo, emergiram conflitos de interesse fundamentalmente econômico...Trata-se da oposição:
b) Norte e Sul
Países ricos e industrializados formam o bloco Norte versus o bloco Sul, países pobres ou subdesenvolvidos, com base agrícola e alta concentração de renda em um pequeno grupo.
1.2-Os países periféricos têm dificuldades para superar o subdesenvolvimento...agravam essa realidade, EXCETO
b) O poder de atração que os países centrais exercem sobre a mão-de-obra dos países periféricos prejudica o desenvolvimento do trabalho nesses Estados.
Os fatores que agravam as dificuldades dos países pobres em superar seu subdesenvolvimento, são principalmente: o nível de investimento interno e a capacidade do governo de manter a economia doméstica estável em meio da economia global. O movimento da mão-de-obra não resolveria os problemas dos países pobres e nem eliminaria as fortes desigualdades entre nações.
1.3 Os cenários geográficos apresentados referem-se, respectivamente, aos seguintes países:
e) China e Estados Unidos
A China, após o início das reformas em 1978, preocupou-se com as questões macroeconômicas, com ênfase no crescimento, inflação, balanço de pagamentos, poupança e principalmente, ao aumento dos gastos em investimento.
A sociedade americana continua rica, mas marcada pela concentração da renda e pelas poucas chances de melhores condições de vida da grande parte de seus cidadãos.
1.4. Desde o pós-guerra foram utilizadas várias formas para a regionalização do planeta...é CORRETO afirmar:
d) A fronteira entre Norte versus Sul não é representado pelo Equador, e, portanto, essa designação não tem, caráter geográfico. O aprofundamento das desigualdades sociais ou o abismo entre ricos e pobres ocorre, praticamente, em todos os países.
A divisão Norte-Sul não se refere às coordenadas geográficas e nem à divisão da Terra em hemisférios a partir da Linha do Equador, trata-se de uma regionalização feita a partir de critérios econômicos.
1.5 A nova divisão internacional do trabalho, em conjunto com a nova economia política...é correto afirmar que:
a) se acentuou consideravelmente a tendência para os acordos políticos interestatais, como, por exemplo, a União Européia e o Mercosul.
A integração econômica de vários países, em uma economia globalizada e mais competitiva, reforçou a constituição de blocos econômicos procurando diminuir ao máximo as dificuldades de fluxo de mercadorias, capitais, serviços ou mão-de-obra impostas pelas barreiras das fronteira nacionais. Os países integrantes de blocos fortalecem-se diante de países isolados ou de outros blocos de países.
1.6. O fim da Guerra Fria não deu lugar a uma paz estável...O motivo desta instabilidade é provocada:
a) pelos conflitos político-ideológicos da África.
Um dos fatores de uma nova era de turbulência é a emergência de conflitos devidos principalmente à descolonização da África. São Estados que se recusaram a alinhar-se ao Leste ou ao Oeste e querem viver em paz.
Bons estudos!