
1) " assim, temos o 'paradoxo saussuriano': o aspecto social da língua é estudado através da observação de qualquer indivíduo, mas o aspecto individual somente através da observação da língua em seu contexto social." (labov 1991[1972], p. 186 apud silva, daniel marra da; milani, sebastião elias. saussure – as consequências da instituição de um elemento híbrido, a langue, sistema/fato social, como objeto da linguística. in: simpósio nacional e internacional de letras e linguística, 2., 2011, uberlândia. uberlândia: edufu, 2011. v. 2, n. 2. disponível em: . acesso em: 14 dez. 2016).
de acordo com as dicotomias saussurianas, os conceitos que se opõem a língua e significante são, respectivamente:
alternativas:
a)fala e sintagma.
b)signo e significado.
c)fala e significado.
d)significado e signo.
e)signo e sintagma.
2) " assim, em enseignement, enseigner, enseignons etc. (ensino, ensinar, ensinemos), há um elemento comum a todos os termos, o radical; todavia, a palavra enseignement (ou ensino), se pode achar implicada numa série baseada em outro elemento comum, o sufixo (cf. enseignement, armement, changement etc.; ensinamento, armamento, desfiguramento etc.); a associação pode se fundar também apenas na analogia dos significados (ensino, instrução, aprendizagem, educação etc.) ou, pelo contrário, na simples comunidade das imagens acústicas (por exemplo enseignement e justement, ou ensinamento e lento)." (saussure, ferdinand de. curso de linguística geral. 27. ed. são paulo: cultrix, 2006, p.145.)
assinale a alternativa que corresponde a dicotomia a que o exemplo no excerto acima apresenta, retirado do curso de linguística geral, de saussure:
alternativas:
a)língua e fala; mais especificamente da fala.
b)significante e significado; mais especificamente do significado.
c)significante e significado; mais especificamente do significante.
d)sintagma e paradigma, mais especificamente do sintagma.
e)sintagma e paradigma; mais especificamente do paradigma.
3)"nos monemas e signos mais complexos, oposição pode implicar incompatibilidade em certos enunciados: não é possível dizer hoje partirei amanhã. tanto para os monemas quanto para os fonemas, o fato de eles pertencerem a um mesmo sistema implica oposição, ou seja, escolha exclusiva".
(martinet, andré. elementos de linguística geral. tradução de jorge morais-barbosa. 3. ed. lisboa: livraria sá da costa editora, 1971, p. 111.)
a partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
i) para o autor, amanhã, hoje e ontem não pertencem ao mesmo sistema,
porque
ii) amanhã, hoje e ontem não podem ocorrer no mesmo enunciado quando se opõem entre si.
a respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
alternativas:
a)as asserções i e ii são proposições verdadeiras, e a ii é uma justificativa correta da i.
b)as asserções i e ii são proposições verdadeiras, mas a ii não é uma justificativa correta da i.
c)a asserção i é uma proposição verdadeira, e a ii é uma proposição falsa.
d)a asserção i é uma proposição falsa, e a ii é uma proposição verdadeira.
e)as asserções i e ii são proposições falsas.
4)segundo martinet (1971), não podemos analisar as unidades da primeira articulação em unidades menores com um sentido. por exemplo: é o conjunto escola que significa "escola" e não a soma dos eventuais sentidos de cada um dos segmentos em que podemos dividi-lo (es-co-la).
(martinet, andré. elementos de linguística geral. tradução de jorge morais-barbosa. 3. ed. lisboa: livraria sá da costa editora, 1971, p. 111.)
alguns autores chamariam a unidade da primeira articulação de signo. martinet, que trabalha a dupla articulação da linguagem, propôs que se chamasse a unidade mínima da primeira articulação de:
alternativas:
a)monema.
b)fonema.
c)traço distintivo.
d)enunciado.
e)significante.
5)apesar da concepção de que a linguagem deveria representar o pensamento, alguns linguistas do século xviii descobriram nas línguas naturais "uma organização autônoma, independente do objeto cuja imagem veiculam". esse é um tema que retorna, no século xx, numa nova maneira de ver a decomposição da palavra. alguns dos autores dessa época são: ferdinand de saussure e andré martinet na europa; leonard bloomfield e edward sapir, na américa (estados unidos).
considerando essa questão, estabeleça a relação entre o nome do autor e uma de suas visões ou contribuições para a linguística moderna, apresentados a seguir:
1. ferdinand de saussure
2. andré martinet
3. leonard bloomfield
4. edward sapir
a. deve-se excluir a semântica da análise.
b. a língua configura o pensamento.
c. a língua é um sistema fechado.
d. a linguagem se caracteriza por ter uma dupla articulação.
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da associação:
alternativas:
a)1-b, 2-a, 3-c, 4-d.
b)1-a, 2-b, 3-d, 4-c.
c)1-d, 2-b, 3-c, 4-a.
d)1-c, 2-d, 3-a, 4-b.
e)1-a, 2-c, 3-d, 4-b.

Respostas totais: 2
Other questions on the subject: Português

Português, 15.08.2019 01:04, yarawaneska49
Camões escreveu o mundo se os tempos mudam-se as vontades afirmação que pode ser relacionada às mudanças que a literatura sofreu ao longo do tempo e ainda sofre os poetas clássicos juntamente com as suas regras de objetividades foram destronados na primeira parte do século xx pelos escritores românticos que defendiam a escrita livre e subjetiva e na sequência ainda no mesmo século esses escritores perderam espaço para os escritores denominadores naturalistas que buscavam representar uma sociedade funcione defende a coletividade é possível concluir que:
Total de respostas: 2

Português, 15.08.2019 00:58, nathallya30
Alguém pode me ajudar semana que vem tenho prova de português sobre substantivos mas não sei nada sobre isso alguém me ajuda
Total de respostas: 2

Português, 15.08.2019 00:58, dailaneazevedo
Faça um relatório com numeração dos fatos ocorridos no filme “o menino que descobriu o vento” por favor gente
Total de respostas: 1

Português, 15.08.2019 00:57, tay1074
Para os racionalistas, cada caractere representaria uma palavra ideal, que poderia ser trazida para qualquer língua natural e também serviria de tradução para as palavras das línguas naturais. dessa forma, houve a necessidade de criar uma gramática universal que teria, então, algumas características importantes.i. as classes de palavras serviriam para atender a todas as necessidades comunicativas.ii. as regras deveriam ser reduzidas ao máximo.iii. as classes de palavras e as relações gramaticais entre elas deveriam ser indicadas graficamente através de gestos e sinais específicos afixados aos caracteres ou colocados entre eles.a partir do exposto, é correto o que se afirma apenas em: ii.i.ii e iii.iii.i e ii.
Total de respostas: 1
Você sabe a resposta correta?
1) " assim, temos o 'paradoxo saussuriano': o aspecto social da língua é estudado através da observ...
Questions in other subjects:








